A Dona do Pedaço - Mansão de Jô mistura arquitetura clássica e decoração moderna

-> Em A Dona do Pedaço, Josiane (Agatha Moreira) fez de tudo para conseguir ter a sua própria mansão e, depois de muita manipulação, Maria da Paz (Juliana Paes) acabou atendendo ao pedido da filha. Com a mudança de casa, as personagens deram adeus ao apartamento da boleira e estrearam o imóvel milionário na trama.
 

 

 

-> Um antigo casarão de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, serviu para ilustrar fachada da mansão na novela. O imóvel similar a muitos encontrados em bairros nobres de São Paulo também ganhou um cenário luxuoso para fazer jus ao seu interior e cada detalhe foi pensado para retratar um padrão estético buscado pelas personagens Josiane e Stephanie (Daniela Galli), a decoradora de interiores na trama. O imóvel ficou bem diferente do antigo apartamento de Maria da Paz, como explicou Valdy Lopes:

 -> “Ela é branca e preta e tem alguns detalhes em ocre. Então, quando você vê o primeiro apartamento da Maria da Paz ele é o reflexo do que é a Maria - uma junção de estampas, texturas e informações. A mansão é clássica, como se fosse uma do Jardim Europa ou do Morumbi, em São Paulo. Ela é uma casa muito suntuosa, que tem uma presença, um corpo físico grande. Ela tem um cenário enorme e tem milhões de detalhes de arquitetura, na parede, como adornos”.

 

 

 

 

 


 -> Mas apesar de ter um exterior tradicional, a casa conta com uma decoração moderna, principalmente quanto às obras de arte dispostas no espaço.

“Não tem nada figurativo, é tudo mais geométrico, preto e branco. Mas a gente bebeu na fonte de vários artistas incríveis, que trabalham com arte abstrata e concreta. A gente produziu as obras aqui. Então, são quadros com pinceladas largas, que não estão completos quanto a pintura”.

 

 

 

 

 

-> Uma curiosidade sobre as gravações das cenas que mostravam Jô e Stephanie pensando na decoração da mansão é uma singela homenagem ao artista ítalo-argentino Lucio Fontana. Inclusive, o pintor e escultor também inspirou uma das obras criadas pela equipe de produção de arte e cenografia da novela:

-> “Tem uma citação a um quadro do Lucio Fontana, que a gente fez uma interpretação. Mas que a gente não levou para a mansão porque é um artista muito famoso, muito reconhecido e que seria difícil você interpretar algo em que ele foi tão preciso. Então, a gente fez outro quadro que é um papel amassado, uma peça mais escultórica, com umas varetas de metal”.
 

 

 

 

 

 

 



 

Postar um comentário

0 Comentários