Nascido em Ivancice, Morávia perto da cidade de Brno, na moderna República Checa, Alphonse Mucha começou a sua formação artística tendo aulas de desenho na Academia de Artes Visuais em Praga e continuou os seus estudos em Munique. Em 1890, o jovem artista mudou-se para Paris e matriculou-se na Academie Julien onde foi aluno de J. P. Laurens, Gustave Boulanger e Lefebvre.
Enquanto estava em Paris, Mucha começou a desenhar ilustrações para livros e revistas. Em 1894, quase da noite para o dia, baseado num cartaz que ele desenhou para uma peça estrelada por Sarah Bernhardt, Gismonda, tornou-se um sucesso. Embora amplamente considerado como um dos principais artistas do período Art Nouveau, Mucha partilhou muito em filosofia e temperamento artístico com os artistas do movimento simbolista.
A composição dos seus cartazes foi influenciada por Dante Gabriel Rossetti e Carlos Scwabe e pela atmosfera que envolve os Salões de la Rose + Croix, bem como pela arte bizantina e japonesa. Embora o mais conhecido pelos seus desenhos de cartazes, o próprio artista colocou mais importância nos seus outros projetos. Em 1898-1899, ele fez uma série de ilustrações para A Oração do Senhor adicionando comentários pessoais que ecoaram os do fundador da Rose + Croix, Joseph Peladan. A coroação da sua carreira foi a série monumental, O Épico Eslavo; vinte telas enormes que marcaram o seu regresso à pintura história da sua juventude
0 Comentários