Um Lugar ao Sol - Fotográmetria da cidade cenográfica da novela com Reality Capture e Unreal Engine.

 Nesse Post, Irei falar como que foi desenvolvida a favela onde Renato e Christian (Cauã Reymond) sobem. Primeiramente o gêmeo que vai é o gêmeo pobre, o Christian. Ele sobe o morro numa tentativa desesperada de conseguir dinheiro pra pagar a fiança do amigo Ravi, que tinha sido preso injustamente depois de pegar um celular na rua q caiu por acaso da bolsa de uma mulher.

O processo da Fotográmetria para geração de cenários realistas virtuais a serem utilizados em produções virtuais em estúdios no Brasil e uma das melhores técnicas que gera cenários extremamente detalhados de cenários existentes ou cenários construídos como foi o caso deste projeto em parceria com o Studio Kwo e a Rede Globo onde tivemos o privilegio de captar as imagens da cidade cenografica dos estúdios Globo para um espaço interativo de Chroma automatizado. Neste projeto o Studio Kwo especializado neste tipo de processo captou mais de 2500 fotos para gerar toda estrutura das casas e texturas necessarias para gerar um modelo 3D convincente e com riqueza de detalhes para enquadramentos fechados.

 
 
Fotografia panorâmica real da cidade cenográfica.
 
 
 

A técnica consiste em tirar inúmeras fotografias em sequência com muita resolução de baixo para cima com muita resolução que possam gerar um modelo 360 da cidade cenografica. Além disso e importante um ajuste fino na exposição, iso e iluminação local. para se conseguir melhores resultados e importante que o dia da captação não tenha previsão de chuva ou muito sol. O ideal e que seja um dia nublado sem sol para não gerar sombras fortes em todo o cenário, desta forma podemos levar o modelo para a Engine Unreal para adaptar o cenário para qualquer situação de iluminação. Tiramos também fotos de detalhe das placas e texturas do local para uso posterior na Unreal. Todo o processo de montar o cenário 3D ate a entrega do arquivo durou uns 3 dias aproximadamente.





Na fotografia acima, Nelson Porto do Studio Kwo durante a captação das imagens na cidade cenográfica. O software utilizado para juntar todas as 2500 fotos foi o Reality Capture, programa extremamente preciso na junção das fotos, ajustes na malha e geração de texturas que pode ser feito gerando uma única malha e textura ou em partes (varias malhas de partes do cenário e diversas texturas). Este e um processo demorado e que precisa ser pensado antes das fotos serem batidas para garantir que todos os ambientes ou ruelas sejam captadas com detalhes suficientes para gerar um modelo sem deformações ou falhas na malha e texturas.

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