América - Como mostrar o além

As referências artísticas por trás da EQM (Experiencia de Quase Morte) de Tião na novela América 2005

Como retratar o Inferno, o Purgatório, o Paraíso, o Limbo e Nossa Senhora em uma novela realista? O desafio era monumental. Enquanto é possível reproduzir fielmente uma arena de rodeio, um shopping, uma avenida de Miami ou um deserto mexicano devido à abundância de fotos e vídeos desses locais, além da possibilidade de visitá-los pessoalmente, o mesmo não se aplica ao Inferno. Quem pode descrevê-lo com precisão? E quem pode afirmar com certeza que ele existe? A solução foi recorrer à imaginação e aproveitar as milhares de referências artísticas disponíveis.




Marcos Schechtman, diretor geral de "América", realizou várias reuniões com as equipes de figurino, produção de arte, computação gráfica, efeitos especiais, cenografia, caracterização, produção musical e outros colaboradores para dar vida às cenas da jornada de Tião a outra dimensão. A concepção artística da experiência de quase morte (EQM) do personagem foi se desenvolvendo em cada encontro. Todos trouxeram livros, fotografias e filmes que poderiam ser úteis.


Diversos filmes serviram de inspiração, mas "Amor Além da Vida", de Vincent Ward, foi talvez a maior referência, com seus efeitos visuais e movimentos de câmera impressionantes. No longa-metragem, o personagem interpretado por Robin Williams visualiza o Paraíso de acordo com suas próprias concepções. Em "América", ocorre algo semelhante. "Procuramos imaginar como Tião veria o Paraíso, o Inferno e o Purgatório. Concluímos que ele os veria de uma forma que compreendesse, usando sua experiência de vida como referência. Por isso, ele vê o Jardim das Delícias como uma paisagem campestre. E o portal do Inferno é guardado por um touro de três cabeças e 15 metros de altura", explica Schechtman. Seguindo a mesma lógica, Nossa Senhora Aparecida, santa de devoção do peão, representa o amor e a sabedoria ao longo da EQM de Tião.


As cenas estão repletas de referências artísticas, incluindo as gravuras do holandês M. C. Escher, as pinturas do alemão Hieronymus Bosch, o design do suíço H. R. Giger Arh e as ilustrações do francês Gustave Doré para "A Divina Comédia", obra clássica de Dante Alighieri. O túnel que aparece na foto acima, por exemplo, é recorrente ao longo de toda a EQM de Tião e foi inspirado em uma fotografia de um deserto americano feita por Jake Rajs.


Uma colaboração significativa veio da Intrépida Trupe, um grupo de artistas cujos espetáculos combinam circo, dança e teatro. Com suas habilidades acrobáticas, coreografias complexas e elaborados equipamentos cênicos, eles contribuíram especialmente para as cenas do Purgatório e do Limbo.

 

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